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Hoje vou falar um pouco mais sobre a plataforma, como funciona, quais estratégias adotar, entre outras informações para freelancers que querem ampliar suas possibilidades para captar clientes. 

Vintepila, como funciona?

O Vintepila é um site de trabalhos freelancer. Segundo a plataforma, sua missão é fortalecer e incentivar a iniciativa privada, facilitando a execução de ideias criativas. Ao mesmo tempo, oferecem alternativas aos profissionais talentosos para conseguir trabalhos ou ter uma renda extra sem ter que sair de casa para isso. 

A mecânica da plataforma é bem simples e tem duas principais funcionalidades:

1 – o profissional cria um anúncio com uma atividade que oferece pelo valor de R$ 20,00, os clientes o visualizam e contratam os serviços.  

2 – Um cliente que precisa de um serviço específico cria um projeto que fica visível para os profissionais cadastrados. O valor mínimo é de R$20, mas conforme a complexidade e volume, esse valor aumenta. 

Pessoas físicas ou jurídicas podem anunciar e encontrar serviços por diferentes preços e com prazos de acordo com as necessidades de cada uma das partes. Ou seja, gente que nunca se viu (e provavelmente nem vai se ver) negocia e conclui um projeto de forma eficiente mesmo a distância. 

Para o contratante 

Os projetos criados pelos contratantes são tarefas rápidas no valor inicial de R$ 20,00 como: escrever um artigo de até 250 palavras, criar layout de página no Facebook, criar uma arte para rede social, e muito mais. O preço do serviço correspondente ao esforço realizado, e como mencionei, tudo pode ser negociado. 

Se preferir, o contratante também pode visualizar os anúncios em destaque ou procurar pelas categorias para encontrar um freelancer que atenda às suas necessidades. Fica tudo em um mural em que ele visualiza o perfil dos freelancers, com suas competências, notas e comentários de outros clientes. 

Para o freelancer

O freelancer tem a opção de criar um anúncio com o que faz ou enviar uma proposta na seção “Oportunidades de trabalho” informando porque merece ser contratado. 

Para começar a enviar propostas, é preciso ter concluído um projeto ou pagar para isso. 

Independente de como foi contratado na plataforma, o profissional só é “liberado” para fazer o trabalho depois que o contratante envia o pagamento referente ao serviço. Após finalizado o projeto, o valor fica disponível para o profissional, descontado o percentual de 20%. 

Como começar

Ao acessar o endereço do Vintepila, você vai ver uma série de anúncios de profissionais, do tipo: reviso sua monografia por R$ 20,00. São os perfis dos candidatos aos jobs oferecidos e se você fizer o cadastro, provavelmente o seu perfil também vai aparecer para os possíveis contratantes. 

O cadastro é simples, mas necessário para oferecer os serviços. Para isso, basta preencher um formulário inicial em que você vai informar seu e-mail, nome e sobrenome, uma senha forte, data de nascimento, endereço e CPF válido. Depois você recebe um e-mail de confirmação e já pode fazer o login. 

Feito o login, o passo seguinte é clicar no nome do usuário, no canto superior direito da tela e selecionar a opção “Serviços”, e em seguida “Criar serviço” onde pode descrever o que está oferecendo na plataforma. Informe um título, defina a categoria/subcategoria e uma breve descrição do que oferece, instruções ao contratante, prazos de entregas e valores extras. 

Para mostrar que é capaz, você ainda pode adicionar imagens para compor portfólio, link de vídeos no Youtube, entre outras mídias que lhe proporcionem maior credibilidade e ajude o contratante a te escolher. 

Como desenvolver uma estratégia para conseguir clientes?

A plataforma é ótima para o freelancer ser encontrado, mas também serve para ele encontrar oportunidades. Vamos aos pontos-chave para obter bons clientes:

Desenvolva uma boa descrição

O primeiro passo é criar uma descrição completa para seus serviços: o que faz, o que não faz, seus projetos concluídos e habilidades. Quanto mais completo e assertivo, melhores são as chances de convencer o cliente. 

Demonstre interesse

Um freelancer, muitas vezes, tem que dividir seu tempo entre mais de um cliente e projetos, além de ainda ter que negociar com novos. Apesar disso, é importante demonstrar que aquele projeto o interessa e que você vai dar o seu melhor para finalizá-lo. Para um cliente em potencial, é você quem vai resolver a sua necessidade/problema e por isso precisa dar atenção a ele. 

Saiba negociar

Saber negociar, nesse sentido, é saber apresentar sua proposta de modo convincente. A ideia aqui é mostrar para o cliente que você é o profissional certo para o projeto, mesmo que ele tenha que pagar um pouco a mais por isso. 

Evite o leilão de propostas

Muitos clientes só querem preço baixo. Nada contra, afinal, é uma plataforma para negociar jobs, mas mal ele sabe que nem sempre vai conseguir um bom resultado pagando pouco. Cobre um valor justo pelo seu trabalho, que te permita dedicar-se adequadamente para uma prestação de serviço de qualidade. 

Seja o mais profissional possível

O profissionalismo não só é demonstrado apenas na hora de trabalhar, mas também na comunicação com os clientes em potencial e na negociação. 

Portanto, demonstre interesse, seja solícito, responda aos questionamentos com a maior rapidez possível. Lembre-se que a melhor forma de fidelizar e conseguir recomendações é demonstrando seu profissionalismo. 

Procure criar uma parceria duradoura

A principal vantagem do Vintepila e outras plataformas que intermedeiam a contratação de freelancers é a possibilidade de manter uma parceria com o cliente. Para isso, é importante cumprir prazos, entregar o que ele precisa e ser honesto quanto a preços e atribuições.

Há parcerias que perduram por anos, em que as partes passam a trabalhar juntas por um bem comum, se conhecem e sabem exatamente o que cada uma precisa. 

Quais os pontos positivos e negativos da Vintepila?

Agora vamos aos pontos positivos e negativos da plataforma:

Pontos positivos:

  • Interface simples e intuitiva – Qualquer pessoa que já tenha trabalhado com outras plataformas e até mesmo redes sociais pode utilizar as funcionalidades sem grandes problemas. 
  • Suporte – Além do chat online, tanto profissionais quanto contratantes podem solucionar dúvidas no FAQ, por e-mail ou telefone. As respostas são geralmente rápidas e precisas. 
  • Segurança – Ambas as partes ficam resguardadas. O cliente tem a garantia de que vai ter em mãos o serviço solicitado e o profissional que vai receber pelo projeto. 
  • Valores flexíveis – Os valores nem sempre são de apenas R$ 20,00. O freelancer pode escolher os projetos que julgar ter um valor adequado ao seu trabalho, além de poder negociar com o contratante. 
  • Menos burocracia – A plataforma promove uma verdadeira revolução na contratação de profissionais, o que é positivo para as duas partes: o contratante não precisa criar um vínculo empregatício com o profissional, pagar direitos trabalhistas entre outras burocracias inerentes à contratação, o contratado tem a possibilidade de ser visto, conseguir trabalho e receber por isso. 
  • Baixa concorrência – Apesar de ser uma plataforma com muitos freelancers cadastrados, os projetos não recebem tantas propostas, assim fica mais fácil se destacar e ser escolhido pelo cliente. 

Pontos negativos

  • O maior deles é a necessidade de pagar para começar a mandar propostas se você optar por enviar propostas. O valor pode ser pouco, mas se o projeto pagar o valor mínimo, o profissional paga para trabalhar. Por outro lado, se você achou que a plataforma oferece aquilo que você precisa, vale a pena pagar.
  • O repasse pode demorar até 1 mês após ter concluído o projeto. Isso porque eles aguardam o feedback do contratante para saber se tudo ocorreu bem. 
  • A fatia cobrada pelo site é de 20% (20 de novo para variar). Por isso é necessário saber se vale a pena despender tempo para aquela tarefa. Se puder, repasse esse custo para o contratante. 
  • Nem sempre os valores são atraentes, pois muitos contratantes levam à risca a proposta dos 20 reais. Se não for interessante para você, fuja desses clientes leiloeiros e que só buscam preço ao invés de qualidade. 

Afinal, Vintepila vale a pena?

Sim, assim como outras plataformas que fazem a intermediação entre cliente e freelancer. 

Para quem oferece os serviços é interessante manter o cadastro para conseguir clientes e tentar parcerias mais duradouras. Quem contrata, tem a possibilidade de encontrar uma infinidade de freelancers, inclusive para realizar tarefas que não conhecia e que podem trazer benefícios para o negócio.

O importante é traçar uma estratégia capaz de atender suas necessidades, tirar um tempo para responder aos questionamentos dos possíveis clientes e dar a devida atenção a eles. 

Com a abordagem certa, é possível contornar os pontos negativos, além de conseguir boas oportunidades. 

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LINK DO SITE VINTE PILAR 

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